A Cirurgia do Nariz, tecnicamente conhecida como Rinoplastia, tem a função de melhorar a aparência e proporção, visando a harmonia facial, assim como corrigir dificuldades desencadeadas por alterações estruturais no nariz. O desvio de septo, que é o deslocamento lateral da parede entre as narinas, é um desses problemas, podendo atingir diretamente a qualidade de vida das pessoas que o possui.

Do ponto de vista estético, o formato do nariz costuma ser um dos resultados da hereditariedade, cuja aparência também pode ter sido alterada por lesão ou cirurgia prévia. Desta forma, a Rinoplastia pode mudar os seguintes detalhes:

  • Tamanho do nariz, em relação às demais estruturas faciais;
  • Largura do dorso nasal;
  • Perfil do nariz;
  • Ponta do nariz (que pode ser grande, caída ou muito arrebitada);
  • Narinas grandes, largas ou arrebitadas;
  • Assimetria nasal.

É importante salientar, que a decisão de se submeter à Rinoplastia é estritamente pessoal, inclusive em casos de queixas estéticas. Quando decidido, o cirurgião plástico avaliará o estado geral de saúde e todas as condições pré-existentes de saúde ou fatores de risco do paciente; examinará e medirá o rosto; discutirá as opções e recomendações mais adequadas, bem como os possíveis resultados da cirurgia.

Recuperação

A Rinoplastia passa por várias etapas, antes da tão sonhada aparência final.

Liberação

Após a finalização do procedimento, uma espécie de gesso, tampão interno e curativo são colocados no nariz para apoiar e proteger as novas estruturas durante a cicatrização inicial. Não estranhe!

Em seguida são dadas instruções especiais de como cuidar da ferida operatória, prescritos medicamentos para ajudar a reduzir o potencial de infecção, orientações relacionadas aos cuidados específicos com o local da cirurgia e o acompanhamento pós-operatório com o cirurgião plástico, que é extremamente importante.

Ao receber alta, é necessário ficar atento a alguns sinais. Em casos de falta de ar, dores no peito ou batimentos cardíacos anormais, procure o seu médico ou vá até um pronto socorro imediatamente.

Resultados

Os resultados gerais, normalmente, podem ser vistos somente após alguns meses, pois é quando o inchaço desaparece completamente e, embora sejam permanentes, a cartilagem pode continuar a se mover e remodelar o tecido, alterando o nariz ao longo do tempo. Por isso, em algumas situações, pode não ser possível atingir os resultados plenamente desejados com um único procedimento cirúrgico.

Se você pretende fazer uma Rinoplastia, converse de forma clara com um médico cirurgião plástico de sua confiança. Fale sobre as suas expectativas, condições e, tire todas as suas dúvidas. Lembre-se de que a experiência do cirurgião plástico e o bom relacionamento entre vocês são os fatores mais relevantes na hora de tomar uma decisão!

Referências

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

American Society of Plastic Surgeons