Você pode não conhecer o Lipofilling ainda, mas com certeza conhece a Lipoaspiração, certo? Esta técnica é considerada uma revolução da lipoaspiração convencional, pois consiste na eliminação, aspiração e tratamento do excesso de gordura de determinada região do corpo para dar volume em outra área desejada.

A gordura corporal é removida e tratada para ser inserida sem ameaçar a segurança do paciente. Em alguns casos, o Lipofilling pode até mesmo ser uma alternativa aos implantes de silicone da Mamoplastia de Aumento após a avaliação de um cirurgião plástico de confiança.

Toda mulher pode realizar o Lipofilling?

Assim como qualquer outro procedimento cirúrgico, é preciso analisar o caso individualmente para saber se a paciente está apta a realizá-lo, portanto não se trata de uma cirurgia indicada para todas as mulheres. Geralmente, a paciente que deseja realizar o Lipofilling deve, também, estar apta a realizar a lipoaspiração.

Lipofilling das mamas

A técnica de transferência de gordura é uma nova tendência, principalmente para quem deseja ter seios um pouco mais volumosos e sem flacidez, mas ainda se sentem desconfortáveis com a ideia de conviver com um corpo estranho dentro de seu organismo pela possibilidade de rejeição.

Após ser aspirada, a gordura é preparada para aumentar a concentração de células-tronco, melhorando a qualidade e a vitalidade dos tecidos para onde será transferida.

Além do aumento das mamas, o Lipofilling também pode ser útil na reposição dos volumes da face, atuando como um complemento ao lifting facial, e para a reconstrução mamária após a mastectomia. O enxerto de gordura, neste último caso, permite remodelar e realçar o contorno da mama operada, suavizando as áreas planas e/ou retraídas.

“Posso remover a gordura de qualquer lugar, doutor?”

Quase toda gordura em excesso pode ser aproveitada para o Lipofilling. O mais frequentemente requisitado, no entanto, é a remoção da gordura abdominal, das costas e do interior das coxas.

Nos casos em que a paciente já tenha realizado uma lipoaspiração anteriormente, é mais comum que o cirurgião opte por usar a gordura de outras partes do corpo para remodelar os seios.

Saiba mais sobre o período pós-operatório

O pós-operatório é semelhante aos procedimentos convencionais, basta seguir adequadamente todas as recomendações do seu cirurgião plástico e comparecer às consultas para o acompanhamento.

Após a realização do Lipofilling, é fundamental evitar qualquer tipo de esforço nas primeiras semanas e a exposição direta ao sol nos primeiros meses. O uso de sutiãs elásticos de compressão suave ou malhas é frequentemente recomendado, pois auxilia na redução do inchaço, bem como da sustentação e firmeza da pele. A drenagem linfática também pode ser uma grande aliada, ajudando a diminuir o acúmulo de líquidos na região operada, proporcionando mais conforto à paciente e facilitando a acomodação da pele.

Lembre-se que realizar o procedimento com um profissional de confiança é um pilar indispensável para obter bons resultados com segurança e responsabilidade. Procure um cirurgião plástico qualificado para te ajudar e orientar ao longo de todo o processo!