É natural que após o processo de emagrecimento ocorra um aumento significativo do excesso de pele e de gordura em várias partes do corpo, sendo um problema que afeta frequentemente pessoas com sobrepeso ou obesidade. Após uma grande perda de peso, seja através de mudanças na dieta ou cirurgia bariátrica, a flacidez da pele afeta principalmente a região do abdômen, costas, braços e pernas.

Além das questões estéticas que podem prejudicar bastante a autoestima da paciente, a pele flácida também pode favorecer o surgimento de assaduras, infecções e micoses em razão da formação de dobras. Mas a boa notícia é que existem procedimentos capazes de reverter a situação e proporcionar mais qualidade de vida aos pacientes, como é o caso da Torsoplastia!

Afinal, o que é a Torsoplastia?

Também conhecida como Body Lift, a Torsoplastia é uma cirurgia plástica que tem como objetivo corrigir a flacidez acentuada na região dorsal, dos flancos e dos glúteos. O procedimento remove uma faixa de gordura ou pele da região do dorso, melhorando o contorno corporal e proporcionando uma leve elevação dos glúteos.

“Dr., a cirurgia deixa cicatrizes muito evidentes?”

Não. Como também se trata de uma cirurgia estética, o cirurgião plástico deve planejar o procedimento de modo que as cicatrizes fiquem menos expostas possíveis. Na maioria das vezes, a cicatriz é alocada entre a região do dorso e do glúteo, sendo facilmente escondida pelas roupas íntimas e peças de banho.

Saiba com quais procedimentos a Torsoplastia pode ser associada

A Torsoplastia pode ser realizada em conjunto com várias outras cirurgias plásticas, sendo as mais frequente a abdominoplastia e a lipoaspiração. No entanto, é apenas após a avaliação de um cirurgião plástico que você saberá qual é a melhor opção de cirurgia para o seu caso de acordo com seu biotipo e objetivos.

Também será na consulta que o cirurgião plástico irá detalhar como será realizado o procedimento, englobando todo o processo antes, durante e após o procedimento, como tempo de duração, tipo de anestesia, internação quando necessário, resultados esperados e por quanto tempo você deve permanecer em repouso e tomando todos os cuidados necessários.

Vale ressaltar que, antes de realizar esse tipo de cirurgia, é necessário que o peso do paciente tenha se estabilizado há pelo menos seis meses depois da cirurgia bariátrica ou outro processo de emagrecimento. Isso é importante pois o procedimento cirúrgico estético não tem como objetivo tornar o paciente magro, portanto o paciente deve estar previamente saudável para que possa se submeter ao procedimento.

Conte com a ajuda de um profissional qualificado!

 Lembre-se que é fundamental sempre procurar um profissional que seja especialista em fazer o procedimento que deseja realizar. Buscar o nome do cirurgião plástico no cadastro do site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) para comprovar se o profissional está de fato apto a realizar o procedimento. Cuide da sua autoestima com segurança!