A Mamoplastia de Aumento é o sonho de muitas mulheres que desejam aumentar o volume e projeção dos seios, porém o caso de pacientes que desejam remover os implantes também aumentou consideravelmente. No Brasil ainda não existe um número oficial sobre o total de explantes realizados, mas o grande aumento dos casos já é uma realidade na rotina dos consultórios.

Mas, afinal, do que se trata o explante mamário?

Antes de tudo, é preciso compreender o que é esse procedimento!

O explante mamário é uma cirurgia indicada para a remoção dos implantes de silicone, sem que a paciente coloque uma nova prótese em seu lugar. Apesar de ser uma cirurgia cada vez mais frequente, muitas pessoas ainda não sabem as possíveis causas que levam as pacientes a essa remoção. As questões estéticas podem ser um dos motivos que lembramos mais facilmente, porém também há casos de sintomas físicos e psicológicos relatados pelas pacientes após a cirurgia plástica.

Conheça possíveis causas do explante mamário

Algumas mulheres começaram a identificar um conjunto de sintomas após a realização da Mamoplastia de Aumento. Este conjunto de sintomas ficou conhecido como Breast Implant Illness (BIIs), traduzido como Doença do Silicone. Por ainda não existirem exames que comprovem a relação entre as próteses de silicone e os sintomas que simulam doenças imunológicas, a Organização Mundial de Saúde (OMS) não reconhece a Doença do Silicone enquanto uma doença real.

No entanto, os sintomas mais frequentes relatados pelas mulheres são:

• Fadiga crônica;
  • Dores nos músculos e articulações;
  • Boca e olhos secos;
  • Problemas de memória;
  • Ansiedade;
  • Distúrbios do sono;
  • Dores de cabeça frequentes;
  • Perda de cabelo;
  • Problemas dermatológicos.

O termo Doença do Silicone passou a ser utilizado para se referir a todas as complicações decorrentes da prótese de silicone, como, por exemplo, a Síndrome ASIA.

O que é a Síndrome ASIA?

A Síndrome Autoimune Induzida por Adjuvantes (ASIA) é uma condição causada por substâncias adjuvantes capazes de estimular a resposta imunológica, como os implantes. Por se tratar de elementos estranhos ao nosso corpo, a defesa natural do organismo pode ser compelida, gerando uma resposta inflamatória ou autoimune em pessoas com predisposição genética.

Também há casos estimulados pela aceitação do próprio corpo?

Sim! As questões estéticas também podem ocasionar a remoção dos implantes. Em determinados casos, a mulher passa a aceitar ou preferir seu corpo natural, sentindo a necessidade de realizar o explante mamário. Apesar de não ser tão comum, vale lembrar que é importante saber que existe um procedimento capaz de remover as próteses.

Seja sincera com seu cirurgião plástico!

Compreender todas as etapas e ter resultados realistas em mente é indispensável para o sucesso de toda cirurgia plástica, então converse francamente com seu cirurgião plástico para esclarecer todas as dúvidas e se inteirar do procedimento escolhido. Sempre escolha um profissional de confiança, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), para que possa cuidar da autoestima com segurança!