Você certamente já ouviu falar da Mastopexia, certo? Trata-se da cirurgia plástica que reposiciona a aréola e o tecido das mamas, removendo o excesso de pele e ajustando o formato dos seios para dar um novo contorno corporal para a mulher.

O procedimento vem se tornando cada vez mais comum, sendo indicado para mulheres que possuem excesso de pele e/ou perderam a firmeza das mamas após gravidez, oscilações de peso, envelhecimento, dentre outros, assim como quando os implantes de silicone por si só não atingirão o contorno ideal da mama.

Mas você sabia que a Mastopexia pode ser associada à prótese de silicone? Pois é, além dos seios pequenos, algumas pacientes apresentam excesso de pele e consistência flácida das mamas. Nesses casos em específico, apenas a Mastopexia pode não ser o bastante para proporcionar o resultado desejado, portanto o implante mamário pode ser uma opção viável para alcançá-lo.

Mastopexia associada ao implante mamário

A maioria das publicações que combinam Mamoplastias e implantes de silicone possuem como foco o tratamento das hipomastias, caracterizadas pelo desenvolvimento anormal das mamas que resulta em seu tamanho reduzido, e da ptose mamária, condição em que as mamas aumentam e a pele se ajusta ao novo tamanho, gerando as conhecidas “mamas caídas”. Cada vez mais autores têm desenvolvido técnicas possíveis para melhor alocar e proteger o implante, além de evitar possíveis complicações.

Complicações indesejadas

Independente da Mamoplastia, existem certos cuidados indispensáveis para reduzir as chances de obter um resultado indesejado do tão sonhado procedimento estético. Dentre as principais complicações que afetam a região das mamas, podemos mencionar as seguintes:

Efeito dupla bolha

Um dos possíveis problemas que podem ocasionar um resultado indesejado é o Efeito Dupla Bolha. Ele é mais recorrente em pacientes que realizaram um implante submuscular, ou seja, a prótese foi colocada abaixo do músculo. A prótese não acompanha a queda natural dos seios devido a flacidez e acaba-se criando um volume no polo superior das mamas, além do volume causado pela projeção do tecido mamário. Desse modo, a mama fica com dois picos de volume.

Waterfall

Também conhecido como “efeito cascata”, o Efeito Waterfall trata-se do processo em que a mama natural cede e o implante de silicone não, causando uma queda do tecido e disformidade.

Isso pode ocorrer em técnicas de inserção submuscular, tal qual o efeito Dupla Bolha, principalmente em mamas com algum grau de flacidez sem um esvaziamento glandular adequado.

Bottoming Out

O cirurgião também deve se atentar ao tamanho do implante adequado para a paciente. Optar por uma prótese de silicone grande demais pode fazer com que ocorra o Bottoming Out, complicação em que ocorre um deslizamento do implante em razão da ptose mamária, realocando a prótese abaixo do sulco inframamário natural.

Conte com um cirurgião plástico de confiança!

Para evitar ao máximo complicações indesejadas, é imprescindível escolher um bom profissional. Escolha um profissional capacitado, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e tire todas as suas dúvidas na consulta. Cuide da sua autoestima sem afetar a sua saúde física!

Referências

Retalho bolsa de Chassaignac: proteção e sustentação nas mamoplastias redutoras com implante