Segundo pesquisas do ISAPS (Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética), todo ano o Brasil aumenta em 5% o número de cirurgias realizadas, o que indica que as pessoas estão buscando esse tipo de procedimento cada vez mais.

Se você também tem interesse em fazer uma cirurgia plástica estética ou já tem certeza que realizará alguma em breve, é preciso seguir uma série de orientações, tanto pré como pós-cirúrgicas. Neste ARTIGO separei TRÊS passos fundamentais para que a sua cirurgia aconteça da melhor forma e a recuperação seja a mais tranquila e segura possível.

Escolhendo o cirurgião

Ao decidir realizar uma cirurgia plástica, o primeiro passo é escolher um cirurgião de confiança. Antes mesmo de marcar uma consulta com o médico, busque indicações e certifique-se que ele seja cadastrado na SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), pois este detalhe é uma das garantias de qualificação profissional para a realização de cirurgias plásticas.

Após escolher o cirurgião, ele avaliará se o seu desejo é viável, de acordo com seu estado psicológico, sua saúde e informará tanto os benefícios como os riscos que compreendem uma cirurgia plástica. Um médico de confiança sempre prioriza a saúde do paciente acima de tudo, portanto solicitará alguns exames preventivos antes de realizar a cirurgia.

Tudo isso deve ser levado em consideração em uma consulta pré-cirúrgica, caso você não sinta segurança com o cirurgião escolhido, procure outro que atenda esses requisitos.

Preparação pré-operatória

Como falei, é necessário realizar um check-up geral e mais alguns exames específicos. Lembrando que esses exames têm validade de três a seis meses, então mesmo já tendo feito o check-up anual, será necessário fazer outro caso os exames já tenham passado da validade.

Seja sincera com o cirurgião e fale sobre todo seu histórico médico. Ele precisará saber se você tem alguma alergia, usa algum medicamento, é fumante, tem alguma doença crônica ou se já realizou outras cirurgias antes. Tudo isso interfere no modo como a cirurgia será realizada, e assim, o cirurgião poderá avaliar se você se adequa a esse tipo de procedimento.

Caso o cirurgião opte por não realizar a cirurgia, seja devido a algum risco à saúde ou pela técnica não ser a recomendada para o que você procura, aceite a orientação do médico. Muitas vezes, ainda é possível fazer outra cirurgia que atenda melhor a sua necessidade e não ofereça riscos, então isso não significa que você não poderá dar continuidade aos seus planos.

Orientações pós-operatórias

Tão importante quanto a preparação é o pós-cirúrgico. Após a cirurgia, o repouso deve ser totalmente priorizado. As tarefas do dia a dia devem ser retomadas aos poucos e após alguns dias de descanso total. Tudo deve ser deixado com fácil acesso na casa, de modo que evite a necessidade de se esticar ou fazer qualquer tipo de esforço físico.

A alimentação precisa ser leve e saudável. Qualquer tipo de fritura e comida gordurosa deve ser eliminado da dieta nas primeiras semanas de recuperação, pois não é nada saudável e o corpo está carente de vários nutrientes, devido à agressividade da cirurgia. Quanto mais natural for o cardápio, melhor.

Em caso de dores ou sintomas não previstos, procure o seu cirurgião para receber novas orientações que ajudem na recuperação. Seguindo esses cuidados básicos, você fará a cirurgia de uma maneira mais segura e possivelmente terá a aparência dos seus sonhos sem nenhuma complicação!

 

Referências

http://www.sbcp-sp.org.br/seguranca/

https://blog.ipog.edu.br/saude/cirurgia-plstica-esttica-conhea-as-principais-orientaes-preventivas-para-o-mdico-e-paciente/

https://www.isaps.org/pt/guia-do-turismo-cirurgico/orientacoes-para-os-turistas-de-cirurgia-plastica/