A cirurgia plástica é um procedimento que exige planejamentos e cuidados. Tanto antes da operação como após. Os cuidados pós-operatórios ajudam na prevenção de complicações, um resultado mais ágil, seguro e eficiente. Listamos aqui 7 cuidados necessários para ter um pós-operatório mais tranquilo, confira:
1 – Faça o repouso recomendado pelo médico
Algumas pessoas se sentem dispostas e prontas para voltar às suas atividades após uma cirurgia plástica, porém é recomendável que seja feito o repouso estipulado pelo cirurgião para que não tenha complicações.
2 – Não fume após a cirurgia plástica
Fumar prejudica a cicatrização e aumenta o risco de embolia pulmonar e trombose, por isso é muito importante respeitar os 30 dias antes e depois da cirurgia plástica.
3 – Evite exercícios físicos
Após a liberação do repouso absoluto, evite exercícios físicos por cerca de 45 dias. Isso porque os exercícios que exigem força podem prejudicar na cicatrização e até abrir pontos.
4 – Cuide dos curativos diariamente
Faça os curativos conforme seu médico orientar, lavando com água e espuma do sabonete. Tenha sempre um banquinho por perto nos primeiros dias, pois uma tontura ou náusea pode ser comum.
5 – Fique atento ao inchaço
Alimente-se bem e diminua a quantidade de sal, ele é um dos responsáveis pela retenção de líquidos, inchaço e surgimento de edemas, por isso é recomendável que diminuia a ingestão de sal. Além disso, evite ambientes quentes, pois o calor tende a aumentar o inchaço.
6 – Faça acompanhamento psicológico
A mente é parte muito importante no processo de recuperação da cirurgia plástica. O acompanhamento de um profissional de psicologia ajuda nas dificuldades que podem aparecer e também auxilia na redução da ansiedade.
7 – Faça sessões de drenagem linfática
A drenagem linfática é um procedimento que ajuda na recuperação do corpo, acelerando os resultados. Esse tipo de massagem agiliza a eliminação de líquidos, evita o aparecimento de fibroses e diminui o inchaço.
Dica extra: tire todas as suas dúvidas nas consultas antes de marcar sua cirurgia. O seu médico será essencial neste processo e deve estar disponível para responder e esclarecer todas as suas perguntas para que você faça uma cirurgia com mais tranquilidade.
Referências: