Muitas mulheres podem apresentar um desenvolvimento anormal dos pequenos lábios durante a puberdade, ocasionando um aumento desproporcional da região que pode tornar os pequenos lábios maiores que os grandes lábios.
O desconforto estético está entre as principais razões para realizar a cirurgia plástica, porém o desenvolvimento anormal também pode causar dificuldade para higienizar a vagina e incômodo durante as relações sexuais.
A Cirurgia Íntima, também conhecida como Ninfoplastia, é indicada para as mulheres que desejam reduzir os pequenos lábios vaginais por meio da remoção do excesso de mucosa do local. Por se tratar de uma cirurgia cada vez mais recorrente, neste ARTIGO falaremos sobre alguns mitos e verdades sobre o procedimento que podem te ajudar a sentir-se mais confiante para realizá-lo, confira:
É possível perder a sensibilidade da região
É um mito! Como as demais cirurgias, a sensibilidade da região pode ser afetada durante o pós-operatório, mas após a cicatrização a região volta à sensibilidade normal.
É necessário ficar sem ter relações sexuais por um tempo
Verdade! Não é recomendável que a mulher tenha relações sexuais de 30 a 45 dias após o procedimento, para permitir que os tecidos operados cicatrizem corretamente e impedir que os pontos se rompam.
O paciente pode voltar a ser virgem
Mito! O intuito da cirurgia é melhorar a aparência dos pequenos lábios, sem interferência nas estruturas internas, deste modo, é impossível que a paciente volte a ser virgem.
Mulheres que não iniciaram a vida sexual podem realizar a Ninfoplastia
Sim, é verdade. A cirurgia é um procedimento externo, ou seja, não interfere nas futuras relações sexuais da mulher.
O pós-operatório é doloroso
Não, é um mito! É comum que a paciente sinta desconforto nos pequenos lábios, mas geralmente não há dor ou apenas a presença de dores leves. Os sintomas costumam ser aliviados por meio de analgésicos e desaparecem depois dos primeiros dias após a cirurgia.
O procedimento deve ser agendado após a menstruação
É verdade, o indicado é que a Ninfloplastia seja agendada logo após o final da menstruação para garantir que a mulher não menstrue durante o período pós-operatório e, consequentemente, assegurar que a umidade não atrapalhe o processo de cicatrização e evitar infecções. Caso a paciência menstrue durante o período, é necessário a utilização de absorventes internos.
É preciso evitar sentar-se após a cirurgia
Mito! Não há nenhuma contraindicação para sentar. A cirurgia é relativamente simples, o paciente normalmente pode voltar a trabalhar três dias após o procedimento, desde que não faça exercícios físicos que afetem a região operada.
A mulher pode realizar um parto normal após a Ninfoplastia
É verdade! O procedimento não interfere nas estruturas internas da vagina, portanto, mulheres que realizaram a cirurgia podem ter parto normal.
A importância de um profissional qualificado
Escolher um profissional de confiança é um passo fundamental para uma cirurgia plástica bem sucedida. Tem vontade de fazer a Ninfoplastia, mas ainda está em dúvida sobre a decisão? Agende um horário e venha conversar comigo para esclarecer todas as suas dúvidas! Estou à disposição.
Referências
Ninfoplastia
http://www2.cirurgiaplastica.org.br/2014/04/30/ninfoplastia-2/
Ninfoplastia: o que as mulheres podem esperar dessa cirurgia