Eliminar aquela incômoda gordura localizada do corpo pode ser um processo difícil e demorado, pois muitas vezes nem com uma dieta rígida e exercícios físicos ela desaparece.

Por conta disso, muitas pessoas acabam optando por fazer uma lipoaspiração, que é uma intervenção cirúrgica que elimina grande parte da gordura localizada em regiões como abdômen, coxas e braços.

Mas, se você tem pensado em optar pela lipoaspiração, saiba que mesmo sendo considerada eficaz, ainda assim é necessário saber todos os prós e contras que envolvem essa cirurgia, e é sobre isso que falarei neste artigo.

Benefícios

A lipoaspiração pode trazer soluções rápidas e ainda alcançar áreas do corpo, em que somente os exercícios físicos associados a dietas alimentares restritas não resolvem. É um método excelente para remover as famosas “dobrinhas” e a gordura localizada presente no abdômen, coxas e culotes.

Juntamente com a gordura, também são removidas as células de gordura, o que dificulta o ganho de peso posterior. Porém, é claro que após o procedimento, o ideal é que o paciente mantenha bons hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos.

Quanto ao pós-operatório da lipoaspiração, pode-se dizer que não é tão complexo, já que a cirurgia exige pouco tempo de repouso. Desta forma, é possível voltar às atividades rotineiras poucos dias após a realização do procedimento, conforme orientação do especialista em cirurgia plástica.

Os resultados também podem ser notados em um curto período, aparecendo cerca de duas ou três semanas após o procedimento cirúrgico.

Por último, mas não menos importante, a lipoaspiração influencia notavelmente a autoestima e aceitação, pois muitos pacientes ficam mais satisfeitos com o que veem no espelho e mais confiantes com a nova silhueta.

Dr. Rodrigo, há riscos de realizar uma lipoaspiração?

Como todo procedimento cirúrgico, a lipoaspiração também possui os seus riscos. Quanto mais demorada for a cirurgia e mais gordura for retirada, mais riscos ela oferece.

Em um quadro geral, a lipoaspiração pode ser contraindicada para fumantes e pessoas que possuem doenças crônicas e imunidade baixa.

Dentre as complicações que podem ocorrer estão: maior sensibilidade e flacidez nas áreas afetadas, manchas doloridas na pele e acúmulo de líquidos embaixo da pele (o que é chamado de seroma).

Mas, quero lembrar aqui que os riscos se tornam maiores quando não há cuidado na escolha do especialista em cirurgia plástica e quando as orientações pós-operatórias não são cumpridas corretamente.

Portanto, se você está pensando em realizar uma lipoaspiração, o primeiro passo é procurar um cirurgião plástico de confiança, que, impreterivelmente, tenha registro no CRM (Conselho Regional de Medicina) e seja credenciado na SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica).

Referências

http://www.portalsbo.com/beneficios-e-riscos-da-lipoaspiracao/

http://fiquelinda.com.br/5-beneficios-da-lipoaspiracao/

https://biosom.com.br/blog/bem-estar/lipoaspiracao/