Atualmente, a cirurgia plástica mais realizada no Brasil é o implante de silicone nos seios, também conhecida como Mamoplastia de Aumento. Mas o que leva à escolha por esta intervenção cirúrgica?

Muitos fatores influenciam as mulheres a buscarem essa intervenção cirúrgica como gravidez, flacidez devido ao envelhecimento, assimetria mamária ou simplesmente a vontade de aumentar o volume dos seios.

Graças ao advento da tecnologia na medicina, a especialidade de cirurgia plástica tem contado com técnicas variadas e que podem ser utilizadas, inclusive, na Mamoplastia de Aumento.

Hoje é possível, com a orientação do especialista em cirurgia plástica, escolher a técnica e o tipo de prótese (formato, projeção e material desejado) que mais se enquadra à sua anatomia, porém esta escolha depende de uma série de fatores que deve ser avaliada em consulta.

Então, para ajudar e facilitar o seu entendimento sobre o assunto, neste ARTIGO separei as diferenças entre os implantes e como escolher o mais apropriado. Confira:

Tipos de próteses

Os implantes de silicone são classificados em quatro formas: cônico, redondo, perfil baixo e anatômico, também conhecido como “gota”. O formato ideal é definido pelas características físicas da paciente como: tamanho do tórax e tendência à flacidez. Os implantes mais comuns são os cônicos e os redondos.

O cônico possui uma base menor e uma projeção maior, tendo uma ponta mais evidente que os outros. Pela prótese ser mais volumosa no centro, os seios ficam mais projetados para frente.

O implante cônico também pode ser usado apenas para projetar os seios, sem a função de aumentar o tamanho, apresentando resultados mais discretos.

Já o implante redondo é o que preenche mais o volume dos seios e costuma ser o mais usado dos quatro, pois aumenta o tamanho e a projeção das mamas e ainda melhora o equilíbrio do corpo, podendo ser usado nos casos de insatisfação com o tamanho e volume dos seios, de assimetria mamária ou malformações.

A prótese de perfil baixo, por sua vez, possui uma base mais larga e é menor na altura, deixando os seios mais planos. Essa é uma prótese pouco usada por não prover uma diferença estética muito grande, sendo geralmente escolhida para casos mais específicos.

Por fim, o formato “gota” ou anatômico concentra seu volume na parte inferior da prótese e aumenta o tamanho dos seios sem sacrificar o contorno natural do corpo. A maior diferença aparece no volume inferior dos seios e no colo, que fica menos marcado.

Recomendações gerais

As próteses cônicas são recomendadas para mulheres com tórax estreito e seios pequenos, o que torna seu efeito de projeção mais evidente. Seios com uma leve queda podem ser corrigidos com esse implante, porém os resultados sempre levam a uma aparência pouco natural.

As próteses redondas são ideais para as mulheres que já possuem um volume considerável nos seios, sendo o implante perfeito para aquelas que gostam de usar blusas mais decotadas.

As próteses baixas são para casos isolados, como quem tem o tórax muito largo e prefere algo mais discreto, deixando os seios pouco evidentes. É uma prótese muito usada em cirurgias de reconstrução mamária.

Por fim, as próteses anatômicas são recomendadas, ocasionalmente, para mulheres que precisam reconstruir as mamas.

No momento da escolha…

Cada formato de prótese de silicone é recomendado para um tipo físico específico e é por isso que, mesmo com essas dicas, vale ressaltar que cada formato anatômico é único e apenas um especialista em cirurgia plástica qualificado poderá aconselhar adequadamente sobre o tipo de prótese ideal.

É imprescindível marcar uma consulta com um cirurgião plástico, de preferência credenciado pela SBCP para esclarecer todas as dúvidas a respeito dos implantes mais recomendados para a sua estrutura física. Todo esse esforço vale a pena quando o objetivo é ficar bem com a sua autoestima!

Referências:

http://www2.cirurgiaplastica.org.br/cirurgias-e-procedimentos/mama/

http://www.rbcp.org.br/details/797/analise-geometrica-da-forma-da-beleza-da-mama-e-da-forma-de-protese-baseado-na-proporcao-phi–aplicacao-pratica

https://siliconecenter.com.br/blog/tipos-de-protese-de-silicone-qual-o-melhor/