A adolescência é um período de transformação em diversos aspectos. Aos poucos, o corpo do jovem vai deixando para trás suas características da infância e começa a caminhar para a fase adulta, mudando completamente suas formas. Os meninos desenvolvem sua musculatura e ficam com os ombros mais largos enquanto as meninas passam a acumular mais gordura nas coxas, quadris e glúteos, além do surgimento dos seios.
Tudo isso são fatores naturais do crescimento que, de preferência, não devem ser interferidos de nenhuma forma. Algumas pessoas têm um desenvolvimento mais precoce enquanto outras podem demorar mais, mas no geral, esse período acontece em média entre os 10 e 18 anos de idade.
Segundo a SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), nos últimos 10 anos houve um aumento de 141% no número de cirurgias plásticas realizadas em jovens entre 13 e 18 anos. No ano de 2016, foram registrados aproximadamente 1 milhão e meio de procedimentos estéticos realizados em todo o Brasil, sendo que quase 100 mil foram em adolescentes.
Mas, ainda resta a dúvida: adolescentes podem fazer cirurgias plásticas? Neste ARTIGO, falarei mais a respeito desse assunto.
Existe algum risco?
Não existe nenhuma proibição a respeito de jovens com mais de 13 anos realizarem algum procedimento estético, então sim, eles podem fazer cirurgias plásticas, mas há várias questões que devem ser avaliadas antes da cirurgia ser aprovada.
Geralmente, os motivos mais comuns que levam adolescentes a procurar esse tipo de tratamento é insatisfação com seu corpo, com seu gênero ou busca por aceitação social. Muitos jovens são inseguros e apostam em alcançar uma beleza idealizada para se integrar nos meios em que frequentam.
Quando isso é somado ao imediatismo dessa fase da vida, ou seja, à impaciência dos adolescentes em refletir sobre suas escolhas e a necessidade que sentem de que tudo deve ser feito o quanto antes, muitas vezes isso pode resultar em arrependimentos no futuro.
Por isso, é muito importante que o cirurgião plástico converse com o paciente e com seus responsáveis para que todos estejam cientes dos prós e contras e avaliem se essa é a melhor decisão a ser tomada.
Recomendações
Uma cirurgia plástica em jovens com menos de 18 anos é mais recomendada quando existe questões corretivas ou de saúde envolvidas. Quando há algum tipo de alteração física, como problemas na estrutura nasal que causam dificuldades para respirar ou, no caso das meninas, seios muito grandes que causam dor nas costas, então a cirurgia é um tratamento válido.
Nem todo tipo de procedimento pode ser realizado, como é o caso da lipoaspiração (que já exige uma maturidade física) e da aplicação de toxina botulínica ou outras substâncias preenchedoras, que não pode ser realizada para fins estéticos nessa idade. A mamoplastia de aumento também não é permitida, sendo apenas para jovens com mais de 18 anos.
Não existe uma idade mínima definida para realizar um procedimento estético, então tudo depende da maturidade física e emocional do paciente, além do seu quadro de saúde. Vale lembrar que os pais ou responsáveis sempre precisam aprovar previamente a realização da cirurgia e acompanhar cada etapa do processo. O procedimento deve ser realizado por um cirurgião plástico membro da SBCP.