É completamente natural que após o parto a mulher perceba que o seu corpo passou por diversas mudanças, principalmente do ponto de vista estético. Muitas não se incomodam, mas para outras mulheres essas mudanças podem impactar na autoestima e na satisfação com a própria imagem.

Se mesmo voltando à sua rotina normal de alimentação balanceada e exercícios físicos após a gravidez, você percebeu que o seu corpo ainda assim permanece com as mudanças adquiridas na gestação e isso te causa desconforto, afetando sua autoestima, saúde emocional e bem-estar, tenho uma boa notícia para você!

Paciência

Atualmente, com a evolução da cirurgia plástica, é possível utilizar procedimentos isolados ou associados para corrigir as principais alterações do corpo após a gestação. Mas antes de falar sobre isso, é preciso ressaltar que em qualquer procedimento cirúrgico pós-gestação você deve ter em mente que a paciência é uma grande aliada e sabe por quê?

O tempo de espera para realizar qualquer cirurgia plástica ou associação de procedimentos deve ser de pelo menos seis meses após o parto ou três meses após a finalização da amamentação. O corpo ainda está se reestruturando e, além disso, é nesta fase que o bebê também precisará muito dos cuidados maternos, exigindo bastante do corpo da mãe.

Vamos ao que interessa!

O tempo recomendado passou e agora você está decidida e preparada para uma cirurgia plástica, mas ainda não sabe exatamente qual é a mais indicada para o seu caso, certo?

Tudo dependerá das alterações corporais pelas quais passou e quais regiões deseja corrigir. Atualmente, existe a possibilidade de associar em um único tempo cirúrgico, procedimentos que atuam exatamente nas áreas corporais que são mais alteradas durante a gestação como: abdômen, seios, coxas e quadris.

Abdômen

Se for a região abdominal que te incomoda, você pode optar por cirurgias como a Abdominoplastia ou Miniabdominoplastia. É normal que durante a gestação, o aumento de volume do abdômen cause flacidez e excesso de pele, geralmente percebidos quando esta mesma região retorna à forma original. Se este for o seu caso, tem como corrigir!

Seios

Quanto às mamas, que também passam por diversas alterações após a gestação, geralmente devido à amamentação, fazendo com que a pele que foi esticada perca parte da sua capacidade de retração, gerando flacidez, excesso de pele e queda da mama, você pode optar pela Mamoplastia, podendo ser de aumento ou redução ou somente pela Mastopexia (elevação da mama).

Lembrando que todas essas cirurgias podem ser feitas em uma única etapa, conforme validação médica, e que a Lipoaspiração do abdômen, tronco, braços e coxas também pode ser um procedimento associado para retirar o excesso de gordura dessas regiões.

O que considerar

Caso tenha interesse em corrigir diversas regiões do corpo em uma única etapa, a decisão deve ser bastante estudada e assertiva, pois os cuidados para a realização de mais de um procedimento são extremamente importantes e redobrados.

Então, observe e esclareça com o cirurgião plástico sobre tudo o que te causa desconforto e que deseja restaurar no seu corpo; questione sobre os tipos de incisões e cicatrizes que serão utilizadas e formadas; esteja com boas condições de saúde e comunique qualquer condição ou doença ao médico antes do procedimento cirúrgico.

Certifique-se que o seu procedimento é individual e personalizado, ou seja, que o cirurgião esteja realmente considerando as suas necessidades físicas. Muitas vezes é possível que todos os procedimentos cirúrgicos citados sejam úteis para algumas mulheres, já para outras, somente um ou dois são de fato necessários.

Futura gravidez…

Muitas mulheres que consideram realizar uma cirurgia plástica após a gravidez se questionam: “E se eu quiser engravidar novamente, ainda assim posso fazer uma cirurgia plástica?”.

Não se trata de uma contraindicação, mas o recomendável para as mulheres que ainda desejam ter mais filhos, ou mesmo para aquelas que buscam perder algum excesso de peso restante da gestação, é tentar esperar um pouco mais para realizar estes procedimentos, pois com uma nova gestação ou instabilidade do peso corporal há chances de que o resultado não sejam duradouros ou tão satisfatórios.

Mas, como cada caso é um caso e o corpo de cada mulher funciona de uma forma totalmente individual, ter a orientação de um cirurgião plástico especializado é o passo fundamental para o esclarecimento de todas as dúvidas. Somente na consulta médica é possível avaliar e analisar quais são os melhores procedimentos, assim como o tempo certo de realizá-los.

 

Referências

What is included in a Mommy Makeover?

https://www.plasticsurgery.org/news/blog/what-is-included-in-a-mommy-makeover

Mommy Makeover

https://www.plasticsurgery.org/cosmetic-procedures/mommy-makeover

Prática conhecida como “reforma da mamãe” cresce entre mulheres brasileiras

https://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/saude-e-bem-estar/quanto-tempo-depois-do-nascimento-pode-fazer-cirurgia-plastica/

Cirurgia plástica durante a gravidez é segura?

http://www2.cirurgiaplastica.org.br/2016/04/05/cirurgia-plastica-durante-a-gravidez-e-segura/