Algumas mulheres podem ter os lábios vaginais grandes demais, o que não é necessariamente uma deficiência, mas dependendo do tamanho, pode causar uma série de desconfortos na região íntima.

Os lábios vaginais são uma estrutura que se encontra ao redor da vagina e têm como função proteger a entrada do órgão sexual feminino. Quando eles são maiores que o normal, geralmente trata-se de um problema exclusivamente estético, que pode causar certo constrangimento na mulher durante o ato sexual. Porém, a mulher também pode sentir dor durante a penetração, o que já exige um tratamento adequado.

A ninfoplastia é a cirurgia plástica que corrige essa condição. Segundo o Isaps (Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética), o Brasil é líder mundial na realização do procedimento, onde entre 2015 e 2016 foi registrado um aumento de 80% de intervenções cirúrgicas.

Indicações e processo

Há uma estimativa de que pelo menos 50% de todos os casos são em adolescentes com menos de 18 anos, mas essa não é uma cirurgia que demanda urgência. A mulher pode realizá-la na idade que achar melhor, ou até mesmo decidir não fazer caso a condição não atrapalhe em nada.

A maioria dos casos são visando atingir um padrão estético, então nessas circunstâncias, é uma decisão exclusivamente da paciente. Quando as consequências vão além do psicológico e envolvem um incômodo físico, o que também pode até incluir dificuldades de higienização. Nesses casos, a cirurgia é mais que recomendada.

O procedimento é rápido, durando de 40 minutos a uma hora. O cirurgião irá cortar os lábios da vagina e costurar as bordas, de modo que não apresentará nenhuma cicatriz exposta. Geralmente, é utilizado fios absorvíveis para dar as suturas, então pode não ser necessário um retorno para tirar os pontos, já que esses fios são absorvidos naturalmente pelo organismo. Porém, isso varia para cada cirurgião, então é importante se informar previamente.

A paciente já é liberada no dia seguinte e poderá retomar suas atividades dentro de alguns dias após a recuperação.

Período pós-cirúrgico

O tempo que leva para a paciente ficar totalmente recuperada varia, mas a média é em torno de seis meses para uma cicatrização completa. Após esse tempo, é garantido que a mulher poderá observar com precisão o resultado final, mas isso já começa a ser possível alguns dias após a cirurgia.

A atividade sexual pode ser retomada após 45 dias depois da cirurgia, pois os pontos já estarão mais resistentes e aguentarão o atrito na região. Quem tem uma rotina de trabalho que não envolva nenhum tipo de esforço físico pode voltar a trabalhar dentro de três dias, mas caso contrário, é necessário passar pelo menos três semanas em repouso.

É normal que a mulher sinta uma perda de sensibilidade na região, mas isso é algo comum durante o processo de cicatrização. Exercícios físicos podem ser retomados após algumas semanas, mas é recomendado evitar os que entrem em contato ou pressionem a área operada (como andar de bicicleta, por exemplo).

Lembre-se sempre de realizar a cirurgia com um cirurgião plástico membro da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica).

 

Referências

http://www.rbcp.org.br/details/1598/pt-BR/ninfoplastia-em-estrela–tecnica-para-reducao-dos-pequenos-labios-vulvares

http://www2.cirurgiaplastica.org.br/2012/11/05/plastica-vaginal/

https://claudia.abril.com.br/saude/ninfoplastia-cirurgia-intima/

https://www.tuasaude.com/ninfoplastia/