Conhecida popularmente como “Botox”, a Toxina Botulínica é muito utilizada para fins estéticos, mas você sabia que seus benefícios vão muito mais além disso?

Ela pode ser usada para tratamentos de inúmeros problemas de saúde, por isso, neste ARTIGO listei 5 UTILIZAÇÕES da Toxina Botulínica que talvez você não conheça. Confira!

1 – Estética

Esta utilização é a mais popular.

A Toxina Botulínica é muito utilizada como um método de rejuvenescimento menos agressivo, pois não há necessidade de recorrer a cirurgias plásticas, internação ou anestesias para amenizar rugas e linhas de expressão. Recomenda-se o uso para redução de expressões do rosto como: pés de galinha, linhas da testa e bigode chinês. Seu efeito dura em média de quatro a seis meses.

2 – Sudorese (Hiperidrose)

Com fins mais clínicos, a Toxina Botulínica também pode ser usada como meio de controle da Hiperidrose.

Os pacientes que possuem esse distúrbio sofrem com a transpiração excessiva na palma das mãos, pés e axilas, chegando a transpirar até cinco vezes mais do que o normal para manter a temperatura do corpo.

A condição gera inúmeros desconfortos, já que a pessoa afetada tem dificuldade de cumprimentar outras pessoas, segurar objetos e até de escrever por causa da transpiração em excesso nas mãos. Já nas axilas, costumam transpirar em excesso até mesmo em dias mais frios, gerando um incômodo social e físico.

Para esta situação, a aplicação da substância é feita diretamente na região afetada, atuando nas glândulas sudoríparas e reduzindo assim a produção de suor. A duração do efeito depende muito do organismo de cada paciente, mas normalmente é de sete a nove meses.

3 – Bruxismo e ATM

O uso da toxina para tratamentos de bruxismo e ATM (Articulação Temporomandibular) ainda é muito restrito, mas tem sido utilizada com o objetivo de eliminar a dor muscular do paciente, mas não de curar o problema. Além disso, ela precisa ser associada a outros tratamentos mais convencionais.

 A aplicação ajuda na qualidade de vida do paciente, pois o incômodo é eliminado enquanto a toxina estiver fazendo efeito, porém o recomendável neste caso é a buscar um profissional especializado para verificar qual o motivo da disfunção antes da aplicação da toxina.

4 – Enxaqueca

Aprovado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o uso do “Botox” pode ser feito para combater enxaquecas, uma boa notícia para quem sofre com essas dores com frequência. Porém, não é recomendado para quem tem menos de 15 crises de dor de cabeça por mês, pois sua eficácia não seria tão alta.

5 – Bexiga Hiperativa

Pessoas com bexiga hiperativa tem buscado na toxina botulínica uma solução para sua condição. O tempo do efeito é variável de pessoa para pessoa, mas em alguns casos tem efeito duradouro ou até mesmo definitivo. Normalmente a eficácia é imediata, aumentando a capacidade de armazenamento urinário da bexiga e melhorando o controle do desejo de urinar.

Atenção!

Além dessas cinco aplicações da toxina botulínica, há casos de tratamento como estrabismo, distonia, blefaroespasmo, espasmo hemifacial e espasticidade. Mas não opte por um tratamento por conta própria, lembre-se sempre de procurar um médico especialista de sua confiança para uma orientação segura e adequada.

Agende uma consulta!

Referências

https://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/para-alem-da-estetica-toxina-botulinica-usada-em-tratamento-de-diversas-doencas-22845649.html

https://delas.ig.com.br/saudedamulher/botox-muito-alem-da-estetica/n1237558364794.html

https://www.dicasdemulher.com.br/saiba-tudo-sobre-botox/

https://odia.ig.com.br/_conteudo/noticia/mundoeciencia/2014-07-18/injecoes-de-botox-acabam-com-dor-nas-mandibulas.html

https://mdemulher.abril.com.br/saude/botox-combate-a-enxaqueca/