A atrofia vaginal faz parte da vida de muitas mulheres, isso porque apesar de incômoda (na maior parte dos casos), é uma condição considerada natural, acontecendo geralmente após uma redução na produção de estrógeno pelos ovários, devido à menopausa ou como resultado do tratamento de alguns cânceres ginecológicos.
No caso da hipertrofia dos pequenos lábios, que podem ter um desenvolvimento anormal e adquirir tamanho desproporcional que por vezes tornam-se maiores que os grandes lábios, as causas podem ser diversas, abrangendo desde fatores genéticos ou associados a situações como gravidez e puberdade, devido ao influxo hormonal e até mesmo o uso indiscriminado de anabolizantes que pode levar ao aumento dos pequenos lábios e do clitóris.
Além da diminuição da espessura gradual dos tecidos epiteliais genitais, a atrofia vaginal também pode causar a redução da mucosa da vagina e vulva, tornando-a mais frágil, irritável e exposta a traumas.
Todo esse conjunto de fatores resulta em sintomas que costumam surgir durante o ato sexual, já que a atrofia altera as sensações genitais, causando danos até mesmo funcionais, pois ocasionalmente dificulta a higiene e a ventilação do local, que acaba provocando o acúmulo de secreções e urina, levando à infecções constantes, como a candidíase.
Ninfoplastia
No passado, os tratamentos para melhorar a fisiologia vaginal não eram muito conhecidos e menos ainda divulgados, mas hoje em dia as mulheres estão procurando a medicina para melhorar tanto o tônus quanto a funcionalidade desta área corporal.
Dentre os tratamentos desenvolvidos para esta condição, a Ninfoplastia se destaca, pois é uma cirurgia plástica que visa a redução dos pequenos lábios vaginais e retirada do excesso de mucosa do local com a finalidade de devolver o aspecto natural, funcional e harmonioso da genitália feminina.
Para você entender melhor sobre essa cirurgia plástica que tem melhorado expressivamente a saúde e autoestima de muitas mulheres, separei abaixo 5 FATOS que você precisa saber sobre a Ninfoplastia. Confira:
- Indicação
Na maioria dos casos as principais queixas estão relacionadas à estética e ao incômodo psicológico. Em casos mais raros, como falei anteriormente, a Ninfoplastia é indicada quando existem dificuldades funcionais e dores durante as relações sexuais.
- Decisão
A definição do quanto retirar dos pequenos lábios é do cirurgião plástico, pois somente ele é capaz de quantificar adequadamente a quantidade a ser retirada que beneficiará esteticamente e funcionalmente a paciente. O objetivo é eliminar o excesso, ou seja, a porção dos pequenos lábios que fica aparente quando a mulher está em posição normal.
- Procedimento
Na Ninfoplastia, parte dos pequenos lábios é retirada e essas estruturas são reconstruídas. O material utilizado nos pontos, normalmente, é absorvível, ou seja, não precisa ser retirado posteriormente e as cicatrizes costumam ser discretas. O procedimento que dura, em média, de 40 a 90 minutos utiliza anestesia raquidiana ou peridural com sedação simples. Nos casos em que a anestesia é local com sedação, a mulher pode deixar o hospital no mesmo dia.
- Pós-operatório
Como em toda cirurgia plástica, o pós-operatório deve ser cumprido rigorosamente:
- As relações sexuais podem ser retomadas 30 ou 45 dias após a cirurgia, devido aos pontos;
- O repouso deve ser mantido pelo período de dois a três dias após a cirurgia, isso para trabalhos que demandem esforços físicos leves. No caso dos esforços físicos mais pesados, o tempo recomendável de repouso é de três semanas, isso também serve para a prática de exercícios físicos;
- A higiene da região íntima pode ser feita normalmente, com água morna e sabonete neutro;
- Recomenda-se que a mulher limpe a região com água e sabonete depois de urinar; o ideal é a mulher não menstruar logo após a cirurgia, pois se acontecer pode dificultar as medidas do pós-operatório, como a colocação de compressas frias;
- Por último, a mulher deve usar calcinhas frouxas de algodão e roupas confortáveis, que permitam que a região permaneça bem arejada até que a cicatrização esteja completa.
- Resultado
Após 30 dias, a incisão já está cicatrizada, portanto, é possível perceber com mais clareza os resultados parciais da Ninfoplastia, mas é somente depois de 90 dias, quando o inchaço já está reduzido, que a paciente verá definitivamente o resultado.
Tem vontade de fazer a Ninfoplastia, entretanto ainda não está segura sobre esta decisão? Agende um horário e venha conversar comigo. O esclarecimento de todas as dúvidas deve ser o passo básico e principal antes de realizar qualquer cirurgia plástica!