Quando você pensa na sonhada Mamoplastia de Aumento logo se imagina com os seios volumosos e arrebitados destacando o contorno corporal para deixar a autoestima lá em cima, certo?!

Com certeza as estrias não fazem parte do plano, mas vocês sabiam que elas podem aparecer após o implante da prótese de silicone? É verdade, mas fique calma! Neste ARTIGO vamos explicar como elas surgem e o que fazer para evitá-las, então se você está pensando realizar o procedimento, fique atenta às dicas.

Antes de tudo, o que são estrias?

As estrias são atrofias que surgem quando as fibras elásticas e colágenas se rompem devido ao estiramento da pele, ou seja, quando ela se estica excessivamente. As estrias recentes costumam ser avermelhadas ou arroxeadas e aquelas que são mais antigas e difíceis de reverter costumam apresentar um tom esbranquiçado.

Por que as estrias podem surgir após a colocação do silicone?

A prótese de silicone causa uma distensão dos tecidos mamários e da pele quando é colocada, o que pode causar o surgimento das estrias ao romper as camadas mais profundas do tecido.

O mais recorrente é que isso aconteça quando a prótese é muito grande para o corpo da paciente. Porém, é possível prevenir que as incômodas estrias apareçam com algumas dicas importantes.

Cuidado com a prótese

É muito importante conversar com o cirurgião plástico na hora de escolher a prótese para que ela seja adequada ao seu biotipo. Próteses muito grandes podem romper a pele mais facilmente e provocar estrias. Tenha em mente que a conversa entre médico e paciente deve ser sincera e transparente.

Foco na hidratação!

A hidratação está entre as etapas mais importantes para manter a pele saudável, sendo uma das principais formas de evitar o aparecimento das estrias ao proporcionar mais elasticidade aos tecidos e controle do ressecamento. O indicado é começar a hidratar a pele antes mesmo da cirurgia e continuar passando os cremes hidratantes depois de realizá-la.

Beba bastante água

Beber água faz muito bem para a saúde e a elasticidade não foge à regra! Beber pelo menos dois litros de água por dia é fundamental para manter a pele hidratada e melhorar a elasticidade, permitindo que a prótese se adeque ao corpo com menos riscos de rompimento das fibras elásticas.

Sempre use protetor solar

Apesar da crença comum de que o protetor solar é necessário apenas nos dias de sol, ele precisa ser utilizado todos os dias. Diariamente somos expostos à radiação ultravioleta (UV), responsável por prejudicar as células de colágeno da pele e, em casos mais graves, até mesmo causar Câncer de Pele.

Por isso, utilizar o filtro solar todos os dias é fundamental para a saúde da pele e para evitar aumentar as chances de surgimento das estrias.

Lembre-se!

A Mamoplastia de Aumento pode sim causar estrias, mas adotar as medidas preventivas que mencionei e realizar o procedimento com um profissional qualificado faz toda a diferença para preveni-las.

Quer saber mais sobre esse e outros procedimentos estéticos? Entre em contato e agende uma avaliação!