Para quem deseja reduzir o excesso de flacidez da pele, um dos mais eficientes tratamentos estéticos capazes de combatê-la é o Sculptra, nome comercial dado ao ácido poli-L-láctico. O procedimento vem se tornando cada vez mais comum, sendo uma das substâncias que compõem este ácido é responsável pelo estímulo da produção de colágeno, permitindo a reestruturação da pele flácida.

Mas você realmente sabe o que é colágeno?

Para entender como funciona o Sculptra, vale lembrar que o colágeno é a proteína mais abundante no organismo. A função desta substância produzida naturalmente pelo corpo é promover firmeza e elasticidade para a pele, músculos, tendões, ligamentos e ossos, dentre outras estruturas.

No entanto, a partir dos 25 a 35 anos de idade a produção natural de colágeno é reduzida, provocando a diminuição da velocidade de renovação celular e desencadeando o processo natural de envelhecimento. Para estimular a produção do colágeno, que aos poucos tem sua produção reduzida, o Sculptra pode ser um poderoso aliado.

Como funciona o procedimento?

Trata-se de um estimulador biológico absorvido pelo organismo sem ação na musculatura facial ou efeitos negativos sobre o tecido biológico, razão pela qual é considerado biodegradável.

Durante o procedimento, o ácido é injetado direto na derme mais profunda após a aplicação da anestesia tópica, induzindo a região a uma resposta inflamatória das fibras de colágeno. Tal reação proposital resulta em uma nova cápsula de colágeno em torno de cada molécula, aumentando a espessura da derme.

Após quanto tempo consigo observar os resultados?

O Sculptra tem ação progressiva, ou seja, após a aplicação, o volume e a firmeza aumentam gradativamente conforme o próprio corpo produz o colágeno. Contudo, mesmo depois da absorção do produto, os efeitos produzidos persistem. O resultado pode ser percebido um mês após o procedimento, geralmente durando por até dois anos.

Quais os benefícios do Sculptra?

Você já sabe que o intuito do Sculptra é rejuvenescer a pele e tratar ou prevenir a flacidez. Mas saiba que o ácido também age na suavização das linhas de expressão facial e correção do contorno da face.

O mais comum é a aplicação no rosto e no pescoço, mas também pode ser aplicado nos braços, abdômen, coxas e glúteos, corrigindo desníveis e tornando a pele mais firme. É muito importante consultar um especialista para esclarecer qual o tratamento mais recomendado ao caso de acordo com o resultado esperado e segurança da paciente.

Para quem é indicado

Não há uma idade mínima para realizar o procedimento, porém o mais indicado é que mulheres e homens que desejam se submeter ao tratamento tenham mais de 30 anos, pois a partir dessa idade começam a surgir os primeiros sinais aparentes do envelhecimento da pele.

Mas não se esqueça!

Se a flacidez corporal te incomoda e você deseja realizar o procedimento, lembre-se que somente um profissional qualificado pode aplicá-lo. Procure um especialista de confiança para te ajudar a reconquistar a autoestima sem prejudicar sua saúde. Quer saber mais sobre o Sculptra? Entre em contato e agende uma consulta para fazer as pazes com si mesma!