As rugas e marcas de expressão que surgem no rosto, popularmente conhecidas como pés de galinha, costumam ser um grande incômodo para as pessoas mais vaidosas, não é mesmo?

Normalmente, essas rugas surgem com a idade e costumam aparecer ao redor dos olhos. Isso acontece porque a pele ao redor dos olhos é muito fina e se torna ainda mais frágil com o envelhecimento, perdendo a elasticidade e ficando mais flácida. A contração muscular que fazemos nas expressões faciais, principalmente ao sorrir, vai deixando essas marcas na pele, que intensificam com o tempo.

Felizmente existem vários tratamentos que podem reverter essas marcas e oferecer uma aparência mais jovem e harmônica ao rosto.

O que causa os pés de galinha?

Já sabemos que o surgimento dos pés de galinha é principalmente influenciado pela idade, porém há fatores diversos que também podem contribuir para essas marcas apareçam desde muito cedo. São casos isolados, mas há pessoas na faixa dos 20 anos de idade que já se queixam desse incômodo.

A genética é outro dos principais fatores de risco no surgimento do pé de galinha em jovens. Pessoas que têm a pele muito clara também correm um risco maior de desenvolver os pés de galinha precocemente, pois a baixa quantidade de melanina na pele a torna mais vulnerável aos raios solares que influenciam no surgimento de rugas e marcas de expressão.

Além do excesso de sol, a poluição, o tabagismo e até problemas de visão, como miopia, são fatores que contribuem para o surgimento precoce das rugas. Não cuidar da pele adequadamente ao longo dos anos também influencia muito, desta forma, os cuidados diários com a pele que devem ser adotados desde cedo são:

  • Aplicação de protetor solar, mesmo em dias nublados;
  • Hidratação da pele com produtos adequados para o seu tipo de pele;
  • Consumo abundante de água, afinal a pele reflete o nosso estado geral de saúde e a hidratação conta muito para o bom funcionamento do organismo;
  • Alimentação saudável;
  • Exposição solar controlada e protegida.

Tratamentos

Existe uma grande variedade de tratamentos para suavizar ou até mesmo reverter os pés de galinha, mas antes é necessário fazer uma avaliação para saber qual se adequa mais a situação. A decisão de qual procedimento é o mais indicado fica por conta de um especialista (dermatologista ou cirurgião plástico), que normalmente se baseará no tipo de pele e na idade do paciente.

Um dos tratamentos mais simples e conhecidos é a aplicação de toxina botulínica na região das marcas, o que elimina a flacidez da pele e a deixa mais esticada, resolvendo o problema das rugas. É um procedimento recomendado apenas para as rugas que se formam com as expressões do rosto, chamadas de “rugas dinâmicas”.

Existem dois tratamentos realizados com laser CO2, o completo e o fracionado. Em ambos o laser é usado para criar queimaduras leves nas áreas do rosto afetadas pelas rugas, incentivando a produção de colágeno e deixando a pele mais esticada, o que suaviza as marcas. A diferença entre os dois é que o fracionado é usado para rugas menores, atingindo a pele apenas na camada superficial.

Outros tratamentos também visam aumentar a produção de colágeno, como a radiofrequência, o ultrassom e o peeling. O peeling é um procedimento que remove a camada superficial da pele usando produtos químicos como ácido tricloroacético e o fenol, no caso dos pés de galinha.

Além de todas essas opções, há uma cirurgia plástica chamada Blefaroplastia, em que é retirado o excesso de pele das pálpebras e, dependendo da situação do paciente, algumas bolsas de gordura próximas à região dos olhos.

A Blefaroplastia oferece um resultado mais completo em relação aos demais procedimentos, pois ela também reposiciona as pálpebras, eliminando qualquer aspecto de envelhecimento.

Independente do método, o procedimento deve ser realizado por um dermatologista ou um cirurgião plástico de confiança, preferencialmente membro da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica).

 

Referências

http://www.rbcp.org.br/details/1487/blefaroplastia–elevacao-transpalpebral-das-sobrancelhas

http://www2.cirurgiaplastica.org.br/cirurgias-e-procedimentos/face/cirurgia-de-palpebra/

http://www.belezafeminina.pro.br/beleza-2/pes-de-galinha/#Como_prevenir

https://www.belezaextraordinaria.com.br/noticia/pe-de-galinha-no-rosto-genetica-ou-maus-habitos-saiba-o-que-causa-as-rugas-e-linhas-de-expressao-ao-redor-dos-olhos_a15759/1